sexta-feira, 30 de novembro de 2012

NASA fotografa incrível ciclone em Saturno Sonda espacial Cassini registra enorme tempestade no polo norte do planeta.


NASA fotografa incrível ciclone em Saturno

Sonda espacial Cassini registra enorme tempestade no polo norte do planeta.

NASA fotografa incrível ciclone em Saturno 
(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)


Se você pensava que era só aqui na Terra que ocorriam tempestades com furacões devastadores, dê uma olhada na imagem acima, registrada pela sonda espacial Cassini. De acordo com a NASA, que divulgou a foto, trata-se de um monstruoso ciclone que se formou no polo norte de Saturno.

Segundo o Discovery News, que publicou uma notícia sobre o ciclone, graças à sua rápida rotação Saturno conta com uma das maiores velocidades de vento registradas no Sistema Solar, alcançando mais de 500 metros por segundo e soprando na direção leste ao longo do equador. Contudo, nas latitudes mais altas, os ventos sopram em várias direções, criando tempestades e ciclones que, por sua vez, determinam a dinâmica dos ventos do planeta.

A imagem foi capturada pela sonda espacial Cassini com o uso de um filtro infravermelho a uma distância de 400 mil quilômetros da superfície. Porém, apesar de parecer devastador, dê uma olhadinha na imagem abaixo. À distância, e considerando as gigantescas proporções de Saturno, o ciclone parece bem menos ameaçador, você não acha?

NASA fotografa incrível ciclone em Saturno 
(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)


Fonte: NASADiscovery News






Nenhum comentário:

Postar um comentário